"Locked Out of Heaven" é uma canção do cantor e compositor estadunidense Bruno Mars, gravada para seu segundo álbum de estúdio, intitulado Unorthodox Jukebox, e lançada como 1º single do mesmo. Foi composta e produzida por Mars, Philip Lawrence e Ari Levine (Que juntos formam o trio The Smeezingtons), com auxílio de produção de Jeff Bhasker, Emile Haynie e Mark Ronson. O anúncio de seu lançamento foi feito através de um webchat realizado por Mars no dia 1º de outubro de 2012, e horas mais tarde foi liberada para download digital pago em toda a América e em alguns países de outros continentes. Musicalmente, é uma canção derivada da música new wave com influências do funk, pop rock e reggae. Possui como temática lírica o amor de Mars por uma mulher que o faz sentir-se como "se tivesse ficado do lado de fora do paraíso durante muito tempo".
Sua recepção por parte da crítica foi positiva, com muitos dos críticos notando a clara inspiração de Mars nos trabalhos da banda The Police e do cantor Michael Jackson na composição da faixa. "Locked Out of Heaven" atingiu o topo das paradas musicais dos Estados Unidos, Canadá e Brasil, e entrou no top 10 das paradas de países como o Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Itália, entre outros. Nos Estados Unidos, tornou-se sua quarta canção a liderar a Billboard Hot 100, o que fez com que Mars quebrasse o recorde de maior número de canções número-um no menor período de tempo para um artista masculino detido há 48 anos pelo cantor estadunidense Bobby Vinton.
O videoclipe da canção foi liberado no dia 15 de outubro de 2012, tendo sido dirigido por Mars e Cameron Duddy. O vídeo foi filmado em um estilo vintage e foi bem recebido pela crítica no geral. Mars performou a canção diversas vezes desde seu lançamento, em locais como o Saturday Night Live, Victoria's Secret Fashion Show, a edição britânica do The X-Factor e o Jingle Bell Ball. Uma versão remix da faixa foi disponibilizada na versão deluxe de Unorthodox Jukebox, tendo sido produzida por Major Lazer.